top of page
  • Mario Eduardo Garcia

"Order, order"...no Parlamento britânico...

...e aqui, dramático emblema da política em nosso país

O Estadão de hoje publica em sua página A8 a foto abaixo, ilustrando matéria sobre a Câmara e os partidos, em penosa etapa da crise política no Brasil.

Deputados em sessão de revisão da meta fiscal de 2016

Observemos a foto e as "rodinhas de papo" enquanto transcorre a sessão.

É dessa forma que o nosso Parlamento discute e delibera sobre os rumos do país, suas opções fundamentais que afetam a vida de milhões?

É possível, nessa atmosfera de desatenção que fala por si, tratar de políticas baseadas em valores, em direitos e deveres, em dignidade humana, em virtudes democráticas?

 

Em pelo menos um aspecto, a Câmara dos Comuns britânica e a Câmara dos Deputados brasileira se assemelham: a quantidade de parlamentares é maior do que a de assentos disponíveis.

http://english.aawsat.com/2014/10/article55337470/british-parliament-to-debate-motion-to-recognize-palestine


No Parlamento britânico, há 650 deputados eleitos e somente 427 assentos. Há regras para administrar a escassez. Além disso, uma contínua advertência do "Speaker of the House" (equivale ao Presidente da Câmara) exige ordem no plenário, nos dias mais conturbados: "order, order, order...".


Sabemos que no plenário da Câmara brasileira são 513 deputados para 396 assentos disponíveis. Ninguém, fora os líderes, tem lugar marcado. Mas não seria possível estabelecer alguma disciplina, interditar o uso de celulares, fazer rodízio dos assentos, proibir o acesso de deputados à plataforma da mesa diretora, transferir a área dos que não podem sentar para a retaguarda do plenário, coibir o ajuntamento perto do microfone de apartes, etc etc? Obter, em suma, um pouco de ordem na Casa?

 

Mais sobre esse assunto, neste site, na página "Inesperada Reforma Política"


bottom of page