top of page
  • Mario Eduardo Garcia

Uma hora com o doutor Alceu, que saudade!


Noite dessas, não absortos nos livros ou no Netflix, quase por acaso deparamos no You Tube com memorável edição do programa Canal Livre, da TV Bandeirantes, creio que de 1980, ainda na noite da ditadura. O entrevistado era Alceu Amoroso Lima, erudito escritor, jornalista e polêmico ativista, àquela altura já beirando os 90 anos. Ainda no pleno domínio do vigor intelectual e dos princípios -- sempre abertos à discussão e à mudança genuína e legítima -- que nortearam sua trajetória, ele nos dá uma aula de educação, de respeito ao outro e de política com integridade. Traz-nos lembranças de situações marcantes como a do crepúsculo da belle époque parisiense no limiar da 1a Guerra Mundial, dos anos de chumbo pós 64, de nomes inesquecíveis como o do pioneiro da educação Anisio Teixeira, de Sobral Pinto e do grande papa que foi João XXIII, digno antecessor de Francisco.

E os entrevistadores, outro encantamento. Ninguém menos do que o cronista Carlos Eduardo Novaes, o incomparável Otto Lara Resende, o jurista e político Célio Borja, a escritora Lygia Fagundes Telles e o grande Darcy Ribeiro. Na condução do programa um jovem Roberto D'Ávila, com seu competente e simpático estilo daquela época. Que time!!


Concordemos ou não com tudo o que foi dito é uma boa dica, para uma hora descansada e tranquila de reflexão (quem sabe uma taça de bom vinho à mão...) sobre antagonismos e convergências existenciais entre seres humanos,

 

Crédito da imagem: You Tube


bottom of page